Eu apoio a Chapa 2 porque…

Envie seu vídeo, sua imagem, seu email. Escreva seu comentário no final dessa página! O importante é deixar registrado aqui por que nós acreditamos em Pretto e Serpa para a reitoria da UFBA e contagiar aqueles que estão à nossa volta com essa certeza de que a UFBA pode ser diferente!

Carolina Souza apoia a Chapa 2
Carolina Souza apoia a Chapa 2

 

Juca Pedreira apoia a Chapa 2
Juca Pedreira apoia a Chapa 2

 

Roland Paiva apoia a Chapa 2
Roland Paiva apoia a Chapa 2

 

Sigmar Passos apoia A Chapa 2
Sigmar Passos apoia A Chapa 2

 

Simone Terezinha Bortoliero apoia a Chapa 2
Simone Terezinha Bortoliero apoia a Chapa 2

 

Não é segredo que estou participando da campanha pela eleição dos Prof. Nelson Pretto e Angelo Serpa à reitoria da UFBA. Também não é segredo que o Prof. Nelson é meu orientador desde o mestrado, pessoa que muito admiro nos campos da produção intelectual e política, justamente porque ele une  esses campos em seu ativismo. Quando comecei a elaborar a primeira imagem de apoio ao Nelson, me lembro que parei no meio do desenho e liguei para ele. Perguntei algo do tipo: Nelson, e a Creche UFBA? Nelson não fez promessa alguma, mas a conversa que tivemos ao telefone me fez ter certeza de que o movimento pela CHAPA 2 – Autonomia e Diferença merece todo o meu empenho e todos os desenhos, imagens, faixas, folders, camisas que eu puder elaborar… Quem participa da Creche UFBA faz ideia das dificuldades que enfrentamos e da tristeza de ver um espaço tão importante perder força e valor com o passar dos anos. Quem conhece a Creche sabe do que estou falando… não quero entrar em detalhes agora. Enfim, o que penso para a Creche não é diferente do que consta em nossa legislação atual, não é diferente do que circula pela boca de boas/bons educadoras/es, mas parece ter sido esquecido pelas últimas gestões da reitoria da UFBA. Educação Infantil é um DIREITO, não é um favor.

Ka Menezes, mãe do Ian.


 

Mensagem de Apoio do Professor Roberto Sidnei Macedo Coordenador do FORMACCE PPGE-FACED | UFBA Coordenador do Gt de Currículo ANPED

Mensagem de Apoio do Professor Roberto Sidnei Macedo
Coordenador do FORMACCE PPGE-FACED | UFBA
Coordenador do Gt de Currículo ANPED

EdmeaSantos Fernanda_Tourinho RosaliaEJoseCoelho MAria_das_Gracas Daniel Cristiane Telma

Porque apoio Pretto: Poesia de Mirian Maia do Amaral postada no facebook

Porque apoio Pretto: Poesia de Mirian Maia do Amaral postada no facebook
Anúncios

11 opiniões sobre “Eu apoio a Chapa 2 porque…”

  1. Fui aluno da UFBA entre 2000 e 2005, desde aqueles tempos Nelson Pretto sempre foi sinônimo de Inovação, Liberdade, Compromisso Social e outras características inerentes a qualquer universidade pública brasileira. Sonhei em ter Nelson Pretto como reitor da UFBA enquanto estudante. Agora, à distância, o máximo que posso fazer é ficar na torcida para que uma outra geração de estudantes tenha essa sorte! #ToComPretto!

  2. Nelson Pretto ha compartido con profesores e investigadores de la Universidad Nacional de Cuyo (Argentina) sus conocimientos en relación con la tecnología digital en la educación. Sin embargo, su aporte más significativo ha sido la promoción de principios democráticos, de participación y de construcción colaborativa. Por eso (y mucho más) creemos que Pretto es la mejor opción para la UFBA. Desde Mendoza – Argentina. #ToComPretto

  3. Conheço Nelson Pretto com professor e pesquisador desde os anos oitenta. Nelson tem se destacado como professor e pesquisador em Educação. Até cerca dos anos oitenta, suas pesquisas e publicações sobre livros didáticos são uma referência nacional. Desde então suas pesquisas em Informática na Educação são conhecidas no Brasil e no exterior.
    Como administrador universitário fez um trabalho inovador na Faculdade de Educação da UFBA, destacando-se com a informatização da faculdade e desenvolvimento de uma cultura de software livre na Educação, tendo sido também referência nacional.
    Na área academica participei de vários seminários e encontros na FACED organizados por Nelson. Na Educação pública na Bahia, Nelson desenvolveu um trabalho inovador em escolas da capítal e do interior, com atividades de formação de professores e de uso de comnputadores adeqadas à realidade da Bahia.

  4. O professor Nelson Pretto é um hacker que tenta aliar educação e tecnologias desde o tempo da fita cassete. Durante sua administração a escola de educação da UFBA (Faced) viu o surgimento dos tabuleiros digitais, projeto que incluiu digitalmente alunos, funcionários e comunidade vizinhas com SL, e praticamente toda ação de maior escala da UFBA envolvendo SL tem a mão de Nelson no apoio ou no projeto.

    Nelson Pretto apoia explicitamente a transparência, a colaboração, a autonomia e a garantia de acesso. De forma prática ele tem promovido o uso de REA e SL. Mesmo com sua invejável produção acadêmica, Nelson questiona os parâmetros da valorização acadêmica, onde o pesquisador é levado a publicar incessantemente. Nelson Pretto é, sem dúvida, um pirata.

    Por conhecer a pessoa, seus atos e por acreditar na visão de Pretto, nós, o Diretório Baiano do PIRATAS, apoiamos a candidatura de Nelson Pretto e desejamos à UFBA e a sociedade baiana 4 felizes anos de gestão transformadora, aberta e ativa, com este homem que define e redefine a palava “professor”.

  5. O que nos leva a votar em um professor para Reitor? Reconhecer neste candidato o nosso representante. Acreditar em suas ideias e intenções. Identificar coerência em seu discurso…olhando a sua prática. Emocionar-se com a sua boa vontade e compromisso.

    Diante disso…votar em quem? EU APOIO NELSON PRETTO para a Reitoria da UFBA em 2014.

  6. Nao conheco os candidatos, mas Nelson eu conheco e conheco bem tenho consciencia do seu carater e de suas competencias alem do espirito corajoso e inovador, nao tem medo do debate e nao fica rodando em volta do mesmo – e preciso agir dentro e fora da universidade, que nao pode e nao deve ser para poucos – o conhecimento alem de compartilhado, esmiucado deve ser plenamente transferido aos outros sem discriminacao alguma.
    A democracia comeca pela educacao basica e certamente os primeiros passos sao fundamnetais para a busca de um futuro melhor.
    Nelson va fundo bote pra fu….. Educacao na favela, atraves de programas internos com alunos e professores envolvidos ….. Alem de torcer divulgar vou tambem rezar pra dar certo. Deus lhe abencoe
    Jobim

  7. Apoiar e votar em Nelson Pretto para Reitor e em Angelo Serpa para Vice Reitor é, ao mesmo tempo, um ato de cidadania, pois reafirma a importância da consulta à comunidade universitária para definir seus rumos, e um ato libertador, pois eles compõem uma Chapa verdadeiramente baseada no esforço de ver e ter uma universidade autônoma e pública na essência que esses termos significam. Universidade sem fronteiras com a sociedade, sem separação e com os diálogos mais imprevisíveis e diferentes. Universidade sem fronteiras com a cidade!
    Apoiar e votar. E antes, fazer campanha!
    Abraços,
    Carlos Freitas, professor em Direito.

  8. Eu apoio Porque…História não se compra ou vende. A prática e a construção cotidiana já o fizeram. Não como um ídolo, mas como uma pessoa, uma pessoa comum.
    Alguém que de fato reúne condições de dar oxigênio ao sonho transformador para uma UFBA autônoma.
    Tô com PRETTO e Ângelo e não vacilo nem abro.
    Marco A. Tomasoni

  9. #tocompretto
    “Para uma outra reitoria!”
    A chapa 2 é historicamente comprometida com as culturas populares, uma democracia respeitosa das suas minorias, uma universidade à serviço do povo! Por isso, apoio esta candidatura de qualidade e coerência histórica!
    Não bastam os discurso lindos e os apoios mirobolantes. Temos que valorizar as experiências e práticas reais dos candidatos no passado e presente. Nelson Pretto e Ângelo Serpo são daquele partido único que queremos: o P-UFBA!

  10. POR UMA RADICALIZAÇÃO DA CIDADANIA UNIVERSITÁRIA

    Após escutar com atenção e participar dos debates dos candidatos à reitoria da UFBA, sinto-me identificado com a chapa 2, dos professores Nelson Pretto e Ângelo Serpa. Gosto da militância acadêmica dos dois, o foco no debate público e político na universidade, e suas propostas fundamentadas na práxis e na busca de uma necessária radicalização da cidadania universitária.

    A chapa dos prof. Nelson e Ângelo, “autonomia e diferença”, busca construir uma alternativa concreta para fazer frente à mediocridade, à naturalização das desigualdades e à falta de compromisso promovidos pelo capitalismo e pelo produtivismo acadêmico, aos quais alunos, professores e jovens pesquisadores estamos permanentemente submetidos.

    Após cinco anos de estudo e vivencias no IHAC-UFBA, assumo um posicionamento crítico-construtivo tão necessário após duas gestões na reitoria que tiveram, no discurso, um aparente compromisso com o IHAC, mas terminaram desgastando até os próprios professores que trabalharam honestamente nas campanhas dos reitores anteriores e que hoje apóiam a chapa 1, dos prof. João Salles e Paulo Miguez.

    Pessoalmente, poderia resumir em três pontos fundamentais as diferenças entre as propostas do prof. João Salles e do prof. Nelson Pretto:

    1) Diálogos comuniversitários: Retomando a feliz experiência do ex-reitor Felippe Serpa (1993-1998), de quem pouco ou nada temos ouvido no IHAC, injustamente. Projetos como UFBA em campo e a radicalização das Atividades Curriculares em Campo (ACC) não fazem parte, de forma explícita e prioritária, no meu entendimento, da campanha do prof. João Salles.

    2) Orçamento participativo: Ponto fundamental na busca de transparência, acesso à informação e participação efetiva na tomada de decisões. Esta proposta já é realidade no site da chapa 2, com ativos canais de interação e onde podem ser acessados, com total transparência, os gastos de campanha.

    3) Perspectiva latino-americana: Bahia faz fronteira com África e também com o resto da América Latina. Mesmo formando parte de um país com longas fronteiras e espaços de interação com vizinhos sul-americanos, a UFBA não tem privilegiado, institucionalmente, uma estreita relação que permita diálogos entre diferentes saberes interculturais com equidade.

    A chapa 2 “autonomia e diferença”, dos prof. Nelson Pretto e Ângelo Serpa, tem melhores propostas, maior engajamento e experiência comuniversitária e uma inquestionável ética e trajetória acadêmica.

    Abraço democrático, autônomo e diferente,

    Juan Brizuela
    Mat. 213115969
    Aluno de pós-graduação do IHAC-UFBA
    Integrante do projeto de extensão latitudeslatinas.com

  11. Eu apoio porque….
    Nelson Pretto e Angelo Serpa são pessoas de coragem, coragem para assumir e defender publicamente um programa de gestão para nossa Universidade pautado nos princípios de cooperação, sinceridade, independência e, claro, qualidade acadêmica em plena consonância com as necessidades sociais e diálogo com a comunidade.

    To animada…. vai virar…. já virou…. sem gritos, sem festa de auditório, apenas pela verdade das ações e princípios.

    Débora Abdalla
    Professora do Departamento de Ciência da Computação
    Instituto de Matemática
    UFBA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nelson Pretto e Angelo Serpa para Reitoria da UFBA

%d blogueiros gostam disto: